7 de ago. de 2008

Fome por livros

Letras, vogais, consoantes. Palavras, expressões, frases. Parágrafos, trechos, capítulos.
Livros.
Uma invenção/criação maravilhosa.
Creio que não conseguiria imaginar minha vida sem eles.
Amo ler.

Leitura é cultura, é saber, é sabedoria, é aprendizado.
É enxergar que você não é nada, é perceber que, quanto mais você lê, quanto mais conhece - ou acha que conhece - mais você tem certeza de que tudo que sabe é pouco perto de tudo que existe para ser apreendido pela sua mente.

E é tão gostoso abrir um livro... não só abrí-lo, mas sim apreciá-lo.
Contemplar suas páginas repletas de letras, vogais, consoantes, palavras, expressões, frases, parágrafos, trechos e capítulos... e sentir a expectativa tomar conta antes do momento de colocar enfim os olhos nele e "devorá-lo"...

E partir para uma viagem, onde o limite é a sua imaginação... os livros te levam em um segundo a outro país, outra cultura ou até para lugares que sequer existem!
E aquela história, aqueles personagens vão se moldando na sua mente, ganhando vida e espaço...
Tudo fica ali, registrado no seu cérebro... você faz as ligações, as relações, as comparações...

Quem aprecia um bom livro certamente se decepciona quando assiste à versão para o cinema...
Eu me decepcionei com "O diabo veste prada", "O código DaVinci"...
É que eu imaginei tudo tão diferente!
Tantos detalhes, tantas palavras, expressões, caras e bocas que as poucas horas de um filme não conseguem reproduzir...

Seria tarefa árdua reproduzir a imaginação humana... eu diria quase impossível.

A minha, por exemplo, é fértil demais...

Enquanto escrevo aqui, penso em mais coisas e mais coisas e... me deu vontade de ler...

Obedecerei minha vontade.

Arrevouir!

Nenhum comentário: