30 de abr. de 2010

Sobre a Wikipédia

Tivemos uma discussão calorosa ontem na agência a respeito da Wikipédia, a “enciclopédia livre” da internet. Tudo começou depois que alguém pesquisou uma informação para algo importante utilizando como fonte o tal site.

Outro alguém percebeu que a informação estava equivocada. Quando questionado, nosso colega disse de onde tirou a informação: Wikipédia. Depois, confirmamos que a informação até estava correta – foi apenas interpretada de modo equivocado. Mas a discussão ganhou forma. Afinal, Wikipédia tem credibilidade?

Ultimamente, estou meio enferrujada para defender algumas coisas. Acho que é por isso que, novamente, acabei abandonando o Blog. Não sinto segurança suficiente para escrever algumas coisas que penso – ou seria falta de tempo para organizar ideias? Casa de ferreiro, espeto de pau.

Só que ontem eu defendi a minha opinião até o fim. Para mim, Wikipédia não é fonte para nada. Que credibilidade pode ter um site onde textos podem ser editados por qualquer um? Por isso, bato na tecla de que o site não tem credibilidade.

Vamos pensar no caso dos jornalistas, por exemplo. Ontem eu precisava fazer uma matéria sobre câncer. Além das respostas do oncologista, procurei informações no site do Inca – Instituto Nacional do Câncer e na Sociedade Brasileira de Oncologia. Claro que todos estão sujeitos a erro. Entretanto, acredito que seja melhorar dar crédito a uma fonte dita oficial e passar isso para os leitores, do que utilizar a Wikipédia.

Eu visito o site de vez em quando. Mas nunca tomo suas verdades como absolutas. É certo que a enciclopédia possui leitura mais fácil do que muitos livros por aí. Porém, aí acredito que é questão de acomodação. É preciso estar aberto a novas leituras e novos olhares. E, principalmente na profissão de jornalismo, a pesquisa é fundamental.

Até mesmo no meio acadêmico muitos professores não recomendam utilizar o conhecido site como fonte de pesquisa. Existe tanto conteúdo oficial na rede e nas bibliotecas, por que então utilizar as informações de um local que é aberto?

A Wikipédia pode ser acessada tanto pelo PhD em linguística quanto pelo cara que não entende patavinas de Língua Portuguesa. E aí? Quem garante a certeza das informações?

Um comentário:

Filipe disse...

O Wikipedia seria uma bela fonte, se toda edição e postagem de novo conteúdo fosse checado por alguém para dar a devida aprovação