10 de jan. de 2011

Conhecimento ou diploma

O que é mais importante quando se frequenta uma escola? Aprender e apreender todo o conteúdo que é repassado na sala de aula ou passar de ano e garantir o diploma? Se você seguir o time de quem tenta aprender o conteúdo, a tarefa de passar de ano será apenas uma consequência do seu esforço.

Infelizmente, tem muita gente por aí que quer mesmo é passar de ano para garantir o diploma. E, o mais triste ainda, é a existência de um empurrãozinho, nas escolas públicas. Eu estudei a vida inteira em colégio público. Há de se convir que o ensino oferecido pela escola pública não é, ainda, o que se espera para a vida. Basta que se observem os resultados obtidos pelo Brasil no Pisa 2009. Entretanto, acredito que me dediquei, tirava boas notas, caprichava nos trabalhos. E havia, claro, os sanguessugas, aqueles que montam nas costas dos outros na busca de uma notinha. E também os relaxados, que pouco se importavam em prestar atenção ao que a professora falava. E o que mais me indignava? No fim do ano, a maioria deles seguia para a próxima série.

Isso porque a maioria das pessoas sabe que o ensino público, para garantir um índice de aprovação, dá um empurrãozinho nos alunos que não se dedicaram. Professores são obrigados a acrescentar pontos e passar os irresponsáveis que passaram o ano brincando. Ou seja, ajuda-se os que não colaboraram e pouco se valoriza os que se esforçaram. Mas, o que não pode acontecer de jeito algum é que esses episódios desanimem aqueles que se dedicam de verdade. Após a saída da escola, a vida cobra. E em uma sociedade que prima pelo conhecimento, as melhores chances são daqueles que estão mais bem preparados. O conhecimento é o que há de mais valioso para o futuro. Sem ele, um diploma sem conteúdo não segura ninguém lá na frente.

Nenhum comentário: