3 de jan. de 2011

Equilíbrio e bom senso

Esse período do ano é cheio de expectativas. Um novo período se inicia e temos a impressão de que podemos fazer tudo diferente. Como já falei em outra oportunidade, pensar e agir são coisas bem diferentes. Fazer planos é bom e necessário, mas a nostalgia e a expectativa de ano-novo serão apenas uma fase caso não exista o esforço de nossa parte para que os planos e metas se concretizem.

Tudo bem até aí. Mas é preciso, acima de tudo, buscar o equilíbrio em todos os setores de nossa vida. Trabalho, estudos, aprimoramento – tudo isso requer gerenciamento de tempo e noção de limite. É preciso ficar atento e perceber se as cobranças não são exageradas. As metas que propus são palpáveis? Um ano é suficiente para alcançá-las? Isso não vai atrapalhar a minha vida pessoal? Tudo isso preciso ser pesado – afinal, não vivemos só de trabalho. Momentos de lazer e descanso também são necessários e precisam – por que não? – fazer parte do planejamento.

Somente promessas sem ações fazem com que o sentimento de frustração tome conta da gente ao final de um ano. A percepção de fracasso derruba qualquer um. Porém, quando se estabelece planos e metas inalcançáveis, a culpa e a cobrança também podem ser grandes fardos. Lembre-se sempre do equilíbrio. Se usar o bom senso, poderá terminar 2011 com a sensação de dever cumprido.

Nenhum comentário: