27 de dez. de 2010

Aprendendo a dizer não

Não deve ser à toa que existem livros de auto-ajuda, discursos de especialistas e palestras sobre o tema. Dizer “não” nunca é fácil. Por medo de decepcionar alguém, por não querer parecer que está fugindo, para se mostrar disponível e eficiente, por medo da tempestade que podem causar, muitas pessoas preferem não dizer “não”. É difícil, mas, não é impossível.

No trabalho, na vida pessoal, no dia a dia, é preciso aprender a dizer não. Há situações em que queremos tanto pronunciar essa palavra tão curta e que parece ser fácil de ser dita. Entretanto, na hora H, quem aparece é o “sim”, o “pode ser”, o “com certeza”. O que precisamos ter em mente é que nem sempre é possível agradar a todos – e sim, às vezes, é necessário pensar em nós mesmos antes de qualquer coisa. Sem discurso egoísta por aqui, a maioria de nós quer o melhor para si, não é mesmo?

Aprender a dizer “não” é uma arte. Uma arte que precisa ser exercitada. Um “não” para algo que foi pedido em cima do prazo, um “não” para um programa que você não está a fim de fazer, um “não” para receber alguém que você não está a fim de ver. Se pararmos para pensar, quantas de nossas atitudes são tomadas somente em prol do outro, da velha máxima que dita que devemos agradar? Será que todas as coisas que você pede aos que estão ao seu redor são atendidas? Pense nisso, pois quem pede, não está nem aí para o esforço que você terá que fazer para atender ao pedido. Quer apenas aliviar seu lado.

O “não” também é necessário e faz tão bem quanto um sim. Nada pior do que fazer algo contra a sua vontade. Comece 2011 com uma meta simples: aprender a dizer “não”. Com bom senso, sempre.

Nenhum comentário: