20 de dez. de 2010

Oportunistas da sociedade

Não sou contra o fato de que é preciso seguir aquela velha máxima e “ajudar o próximo”. Afinal de contas, sabemos que vivemos em um mundo capitalista onde a riqueza ainda é mal distribuída e talvez nem todos alcancem fácil aquilo que sonham. Agora, se tem algo que me tira do sério, são as pessoas oportunistas.

Exemplifico: aqueles cidadãos que vêm te pedir uma moeda depois que você sai de uma festa. Uma ajuda simbólica por terem cuidado do seu veículo – sendo que quando você chegou, o cidadão nem estava lá. Ou então aqueles que pedem dinheiro no semáforo e, quando você não dá, têm a petulância de dizer que “uma moeda não quebra ninguém, parceiro(a)”. Ora, uma moeda não enriquece ninguém também. Já vivenciei situações em que o indivíduo simplesmente começou a cobrar estacionamento por um valor absurdo em uma rua – eu disse rua, a qual, penso eu, é pública, e a cobrança de uma taxa de estacionamento não faz sentido. Afinal, paga-se IPTU e diversos outros impostos para quê?

Não nego o fato de que muitas pessoas podem não ter outra opção e acabam caindo nessa rotina de depender da boa vontade dos outros. O problema é que, misturados a essas pessoas, vivem bastantes espertinhos, que inventam histórias mirabolantes para cortar seu coração e conseguir algum dinheiro. O destino das moedas ou cédulas, depois do teatro, pode ser triste, sendo utilizadas para comprar bebidas ou drogas.

Todo mundo, uma hora ou outra, acaba ajudando essas pessoas. Se o dinheiro foi bem usado ou não, aí é outra história. O que se vê é o descaso das autoridades com essa situação. Secretarias de assistência social existem para isso e, pelo visto, muito pouco tem sido feito para reverter essa situação. Já quanto aos oportunistas de estacionamentos públicos, falta é a fiscalização e pulso firme da polícia, que, infelizmente, faz vista grossa para muitos problemas desse tipo.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei os textos, parabéns...
Beijosss...

Edi Reis disse...

Li alguns textos e adorei!
Já estou seguindo!!
bjoo

http://feedbackpositivoagora.blogspot.com/