18 de jan. de 2010

Não tenho tempo para conquistar meus sonhos

Esse post foi retirado do Blog "Nome do Jogo", de Carlos Brando.
Acho que a reflexão vale.


Você já sonhou com a abertura de sua própria empresa, a criação de um produto para a internet ou simplesmente ensaiou criar um blog sobre programação ou qualquer outro assunto de seu interesse? Se a resposta para essas perguntas, ou para uma similar a essas, for afirmativa, espero que você já tenha iniciado algum plano para atingir a sua meta. Caso contrário, por que ainda não começou a trabalhar para conquistar o seu sonho?

Infelizmente a maioria das pessoas padece sempre do mesmo mal, a falta de tempo. Se você também é uma dessas pessoas que além de trabalhar, precisa dedicar tempo a sua família, cuidar da sua saúde e cumprir com um número sem fim de responsabilidades, e por isto nunca consegue tempo para correr atrás do seu sonho, eu sou obrigado a lhe dizer: Você é um preguiçoso (e eu não estou falando deste tipo bom de preguiçoso).

Sempre há tempo suficiente. O problema é que a maior parte das pessoas gasta todo o seu tempo livre em atividades que não são tão importantes e o que sobra não é o suficiente para correr atrás do seu sonho.

Todas as grandes pessoas que eu conheço, também estão sobrecarregadas com as mesmas responsabilidades familiares, profissionais e outras atividades importantes que consomem muito do nosso tempo. A diferença entre os que apenas sonham e os que realizam seus sonhos pode ser resumida em apenas uma única palavra, equilíbrio. Simplesmente não existe uma pessoa no mundo que esteja totalmente livre de obrigações. Desta forma, ouvir a expressão “não tenho tempo para me tornar grande” sempre soará como uma bela desculpa para a preguiça.

Não possuir muito tempo para começar é natural, mas isto não significa que você nunca tem um tempo livre para começar. As pessoas em geral usam a falta de tempo como uma desculpa para não se sentirem tão mal por nunca terem realizado nada grandioso.

Este tipo de desculpa é ainda mais deprimente quando vem daqueles que ainda estão estudando. “Eu preciso estudar tanto… Tenho tantas aulas… Tantos trabalhos para entregar…”. Se você está tão atolado com seus estudos que não há tempo de aprender nada fora da escola, então definitivamente alguma coisa está errada.

Certa vez uma pessoa muito inteligente disse: nunca deixe sua escola interferir com a sua educação. Mais uma vez, equilíbrio é muito importante.

Veja o caso do criador do Rails, David Heinemeier Hansson. Ele comentou certa vez em uma entrevista que durante seu período na escola ele recebeu muitas notas B e C, e que ele se sentia muito orgulhoso destas notas já que elas vinham com quase ou nenhum tempo gasto estudando. Enquanto isso ele usou a maior parte do seu tempo livre estudando coisas de seu interesse por conta própria e iniciando seus projetos pessoais e a criação da sua própria empresa.

E ele conseguiu. Mesmo estudando, ele criou o Instiki, o Ruby on Rails e o Basecamp e ainda se tornou sócio da 37signals. Você acha que ele conseguiria tudo isso se suas maiores preocupações fossem tirar notas A na escola e jogar videogame? Com certeza, não.

Se você realmente deseja conquistar algo, então você conseguirá tempo para isto, independente de quais são as suas outras obrigações. Não deixe seus sonhos para depois.

Mas se eu posso ser realmente honesto com você, eu prefiro que você continue apenas se desculpando com a falta de tempo e que nunca inicie nada, isto é melhor para mim… menos concorrência.

Nenhum comentário: