15 de jan. de 2010

Teimosia

Assisti ao filme "Lula – o filho do Brasil" ontem à noite. O resultado? Gostei. E gostei muito.

Não quero entrar em méritos políticos aqui. Acredito que qualquer que seja o cara que chegar ao cargo máximo da hierarquia brasileira nunca vai agradar 100%. Sempre vai ter alguém da oposição querendo importunar o seu caminho. Infelizmente, política aqui no nosso país é assim. Muita gente pensando apenas no seu partido e muitas vezes esquecendo-se que estão lá para representar o povo.

Mas, isso é assunto pra outro dia ou até pra não ser comentado. Política pode causar desentendimentos e até desafetos quando as opiniões são extremamente contrárias.

No caso do Lula, apesar de sua popularidade estar em alta, ouço muita gente só falar mal do cara. Um dos maiores motivos disso é o fato de ele não ter diploma de curso superior. Ou porque não sabe falar direito. E aí eu poderia citar tudo que ouço por aí.

Mas, como explicar sua popularidade? Talvez pelo Bolsa-Família? A maior parte da população é pobre e o benefício agrada a muitos. Talvez isso explique... talvez. Sinceramente não sei. E também não concordo com muitas críticas que fazem a ele por aí.

O filme ao qual assisti ontem pode explicar isso um pouquinho. Não se enganem, não mostra praticamente nada do Lula candidato, do Lula presidente. As pouco mais de 2 horas contam a história de Luis Inácio desde sua infância pobre – paupérrima, diga-se de passagem – até sua prisão na ditadura. Mas essa história é contada de um jeito incrível.

Destaque para Glória Pires, que interpreta Lindu, mãe de Lula. Mãe é mãe, não adianta né? A todo momento, a preocupação e a vibração, o sonho de que os filhos se tornassem alguém na vida. E, claro, as lições. Numa das passagens do filme, dona Lindu diz a Lula, muito cansado, na época em que o desemprego era o fantasma de muita gente: teime meu filho. É só teimar.

Falo tudo isso para chegar até aqui e afirmar que, independente dos defeitos de Lula como presidente ou pessoa, em uma coisa, após assistir o filme, acho que muitos vão concordar: o cara merece crédito por ter saído de onde saiu, sem perspectiva NENHUMA e ter chegado à Presidência da República.

“Lula – o filho do Brasil” tem uma mensagem similar como a de outro famoso filme brasileiro, “Dois filhos de Francisco”, que narra a história de Zezé di Camargo e Luciano. Ou ainda, como a de “Em busca da felicidade”, que conta a história real de Chris Gardner, pai que faz o possível e o impossível para cuidar de sua família, mas nunca possui o dinheiro necessário para isso, chegando inclusive a dormir com seu filho dentro do banheiro da estação de metrô. Qual a mensagem? Teimosia, muita teimosia.

Um comentário:

Marco Antonio Mendes disse...

Eu ainda não assisti ao filme e nem sei por que. Também não vou entrar no contexto político de Lula, uma vez que cada presidente tem seus créditos e débitos!

Mas, sim... a teimosia nos ajuda a chegarmos onde queremos. Às vezes pode atrapalhar, mas sabe... se vc quer muito conquistar algo, tem que ser desta forma.