20 de jan. de 2010

O fim do mundo

Faz algum tempo que eu ando pensando seriamente em uma coisa: o mundo está acabando. Não haverá o dia do fim do mundo em que meteoros atingirão a terra e destruirão tudo por aqui e um grande júri será montado para que seja decidido se você vai para o céu ou para o inferno. NOT.

O mundo está acabando faz tempo. Desde que o homem perdeu a noção do perigo e passou a tratar o planeta como se fosse um chiqueiro. Engraçado, queria saber se o porco que joga o lixo nas ruas faz a mesma coisa dentro de casa. Será que sua sala de televisão tem latinhas de refrigerante jogadas pelo chão? Sem contar o outro grupo de porcos que não sabe usar banheiros públicos. Está aí o motivo pelo qual muitas pessoas evitam usar esse tipo de ambiente para suas necessidades. Vamos ser realistas, o matinho muitas vezes é bem mais limpo que aquele banheiro de uma festa.

Engraçado como é muito mais cômodo você pensar que a culpa pelo aquecimento global é das grandes empresas e potências, que preferem o lucro ao fardo de poluir menos. Não. A culpa não é só deles. A culpa é de todos nós que jogamos simples papeis de bala pela janela do carro. A culpa é nossa, ao passar do lado da lixeira, errar o alvo e não juntar a latinha do chão. A culpa é nossa, que não fechamos a torneira ao escovar os dentes e passar a esponja nas louças.

O mundo está acabando sim. Quando me deparo com o noticiário falando do terremoto que atingiu o Haiti, quando ouço a notícia sobre a tragédia em Angra, quando vejo a onda de frio matando muitos na Europa e o calor castigando nós aqui no Brasil. Definitivamente, o tempo está louco e a culpa é nossa sim. Até quando vamos fugir dessa responsabilidade, até quando vamos pensar que tragédias acontecem só com os outros?

Estamos destruindo nossa casa, aos poucos. Como toda ação tem uma reação, o planeta está devolvendo tudo na mesma moeda. Uns tem o que merecem, outros nem mereciam tanto sofrimento. Pergunto-me: o que sobrará para as próximas gerações? Um clima descontrolado, uma biosfera desfalcada, eventos climáticos que devastam tudo que encontram pela frente. Sonhos destruídos, vidas interrompidas.

Tem alguma dúvida de que o mundo está acabando? Nós estamos acabando com ele.

Nenhum comentário: