27 de jan. de 2010

Disciplina é a chave

Recebi um email hoje que dizia o seguinte:

“Disciplina é chave em praticamente todas as disciplinas humanas. Não espere grandes resultados em atividades que você não se dedica. Fazer pela metade geralmente é igual ou quase igual a não fazer nada”.

Fazer pela metade é fazer como todo mundo faz. Não ter disciplina é ser igual aos outros. Quem não tem foco, dificilmente alcança seus objetivos.

Dizem por aí, que, quando acreditamos e persistimos em alguma coisa, lutamos por um ideal, dificilmente não vamos alcançar nosso objetivo. Bom, eu venho perseguindo esse ideal. Fácil, não é. Mas, quem disse que seria?

Principalmente na profissão de jornalista, a atualização diária é fundamental. Todos os dias, somos bombardeados por notícias de todos os cantos do mundo, novidades sobre a economia, escândalos políticos, lançamentos tecnológicos. Informações que, se você não absorve, fica perdido no tempo, fica fora daquela discussão na hora do almoço, não entende sobre o que os colegas estão conversando e, acima de tudo, perde os argumentos. Ora, por exemplo, como você vai criticar o Pavan e dizer que ele é um vice-governador corrupto sem saber o que está acontecendo? Que fatos norteiam as acusações?

Lembro de um professor na faculdade que sempre dizia: “todos aqui sabem quem são os participantes do Big Brother Brasil. Mas não sabem quem é o Ministro da Justiça”. Ele nos surpreendia com testes de atualidades e não era todo mundo que se saía bem. Aí a gente vem com aquela desculpa... ah mas eu não tenho tempo pra ler jornais, nem pra assistir TV. A internet está aí, com conteúdo de qualidade e o melhor: a maioria desse conteúdo é de graça.

Por isso, pra quem está na faculdade, pra todas as pessoas, o que eu diria é: leia, leia, leia. Conhecimento não ocupa espaço na mente. Muito pelo contrário, abre-a para novos horizontes.

2 comentários:

Unknown disse...

Laurinha, tdb? Achei seu blog qdo procurava uma imagem p colocar no meu mini-post sobre disciplina, e teve uma hora q falei exatamente isso "disciplina é a chave", coincidência, né? Gostei muito do seu blog, tdo bem se colokr um link p ele no meu? Tb amooo escrever, p mim tb é uma necessidade. ;) xero e ótimo restinho de semana ;***

Laura Peruchi Mezari disse...

Oi Mandinha.. valeu pelos elogios... podes linkar meu blog sim, mas, qual o seu?
Bah fiquei até com vergonha agora.. o meu anda tão desatualizado!
Beijos