4 de ago. de 2009

Livros que viram filmes

Acho que já falei sobre leitura aqui, mas, como aguardo ansiosa por três títulos que mandei buscar na Estante Virtual (uma vitrine de sebos, livrarias e leitores onde você encontra muitos títulos a um preço muitooooo mais barato do que a Saraiva ou o Submarino: www.estantevirtual.com.br, créditos ao professor Ildo Silva que me apresentou essa belezura de site), eu trago esse assunto à tona novamente.

A leitura alimenta o cérebro. É tão bom se entregar a um livro... esquecer de tudo que há para se fazer e entrar de cabeça naquele mundo de palavras. Ali está, você e o autor. Aí você começa a ler, a montar o cenário do livro na sua cabeça... é tão fascinante. Tão bom.

Deve ser por isso que livros transformados em filme não agradam a todos os expectadores. Olha, de todos os livros que li e que viraram filme... nenhum foi melhor do que mergulhar de cabeça nas páginas da história original...
Código Da Vinci, O Diabo veste Prada... nesse findi, assisti 100 escovadas antes de ir dormir (que foi baseado no livro 100 escovadas antes de ir para a cama).

Como meu namorado também já tinha lido o livro, resolvemos alugar o filme. Não decepciona... mas, ficamos nós dois: Tu lembra dessa parte? Isso tinha no livro? Acho que não era assim...

Abre parênteses: a história do filme pode parecer indecente, mas, é um drama. Um drama europeu. O filme é italiano.

OBS: Como os filmes europeus conseguem ser tão diferentes dos hollywoodianos? E eu gosto.
O fabuloso destino de Amelie Poulan é um dos meus preferidos.

(Gosto não se discute).

Quem quiser saber mais sobre 100 escovadas antes de ir para cama, clique aqui.


Quem quiser saber mais sobre 100 escovadas antes de ir dormir, clique aqui.

Um comentário:

Maite Lemos disse...

Oi Laura,

Eu aqui de novo.
Realmente, a experiência de assistir a um filme sobre o qual já lemos o livro sempre é frustrante.
Decepcionante.
Eu li esse 100 escovadas... e já não gostei muito, então, sem chance de ver o filme.
O código DaVinci é desesperador. Eles chegam a mudar o sentido da história. Horrível.
Já leu O menino de pijama listrado?
Esse, até que o filme é bonzinho, mas não chega perto do livro.
O caçador de pipas?
Um dos melhores livros que já li, já o filme... é mais ou menos.
Agora, minha maior decepção foi mesmo o Harry Potter e o enigma do príncipe. É o melhor livro da série. Fantástico. Amo.
E o filme?
Beeem meia boca.
Não explica nada. É muito superficial.
Tem mais um monte pra falar, né, mas vou parar por aqui.

Bjnho