21 de ago. de 2009

Veronika vai morrer no cinema?



Hoje é a estréia da adaptação para o cinema da obra "Veronika decide morrer", de Paulo Coelho. Já falei disso aqui no Blog, mas agora pego outro gancho.

Bom, é sabido que Paulo Coelho ou é amado ou odiado no mundo. É fato: ou você encontra alguém que gosta de suas obras (sim, eu gosto e muito, li quase todos, gosto é gosto, cada um com o seu) ou encontra algúém que simplesmente repudia (fato: muitas das pessoas que criticam o autor sequer leram sua obra. Como você pode criticar algo que não conhece?).

Se alguém quiser um exemplo do que estou falando, basta visitar o Blog do Zeca Camargo, no post que ele fez dia 31 de julho de 2008, antecipando a entrevista que fez com o mago e que foi ao ar no Fantástico. Fantástico foi o número de pessoas que comentou uma simples foto. E dá pra ver como Paulo Coelho causa... amor ou ódio.

Tento em vista essa relação de amor e ódio que as pessoas têm com o autor, é praticamente previsível que a primeira adaptação de uma obra sua para o cinema cause os mesmos sentimentos contraditórios. Digo a primeira adaptação porque vem mais por aí: O Alquimista já tem seus direitos vendidos e já li em algum lugar que Onze Minutos (um dos meus preferidos) deve virar filme também.

É incrível que as pessoas continuem o criticando mesmo sabendo que ele é "o escritor brasileiro de maior sucesso comercial na história. Desde “O Diário de um Mago”, publicado em 1987, estima-se que suas obras já tenham vendido mais de 100 milhões de exemplares em 150 países e em mais de 60 idiomas." (Matéria publicada no IG)

Veja, eu acredito que gosto não se discute. Você não é obrigado a gostar de um cara só porque ele vendeu milhões. Mas, o cara é, no mínimo, digno de respeito.

Admiro a postura dele frente às criticas. No Twitter, ele postou:

"Críticas sobre Veronika no Brasil: 80% esquece o filme e fala mal do autor do livro. Não tem jeito mesmo."

"Eu nao vi "Veronika", mas não dei uma só entrevista. Iam falar mal de qualquer jeito".

4 comentários:

Filipe disse...

opa, nao sabia q tinhas blog tbm.

Gostei do espaço, to acompanhando :)

Maite Lemos disse...

Oi Laurinha.
É, gosto é igual a braço... tem gente que não tem!
Brincadeira, querida.
Ótimo post.
Eu não gosto do PC.
Já li muita coisa dele, já gostei muito.
Mas o tempo passou e o meu gosto foi mudando, como tudo na vida.
Acho que ele é muito fraco e que sua característica principal não é escrever bem, mas tocar as massas.
De qualquer forma, concordo que o cara tem que ser respeitado. Pois escrevendo bem ou mal, nenhum brasileiro nunca chegou tão longe.
Bjnho

Tuany Fraga disse...

Sempre ouvi falar mal de Paulo Coelho, mas tive a decência de ler pra poder falar mal! Aliás, Veronika é um dos menos piores. E eu vou ver no cinema pra poder criticar depois. HAHA, brincadeira!

Meiry disse...

Nele falta o "como" fazer. Pega coisas que tocam pra escrever. Logo, qualquer um que escrevesse sobre o que ele escreve tbm faria sucesso. Os livros dele são comerciais. Mas não vou ficar falando mal pq tu vais ficar braba ahuahauahau xP
=*