19 de ago. de 2009

Dúvidas e dúvidas!



Se você observar na rua, na faculdade ou até mesmo nas populares redes sociais, vai perceber o quanto as pessoas são diferentes.

OBS1: Isso não é novidade, eu sei.
OBS2: Aí está a graça do mundo, diferenças.

Muitas gostam de rosa, ou de azul, ou preferem o preto. Adoram doces, preferem pizza de calabreza e amam praia. Outras tantas passam os dias do verão esperando pelo seu fim e outro grupo preferia que o inverno não existissse.

Essas diferenças são de gosto e o mundo está aí, com sua diversidade para agradar a todos...

Porém, existem as diferenças de caráter, de estilo de vida, de objetivos. Podemos ver tantas pessoas lutando, querendo algo para o futuro, batalhando, colhendo frutos. Outras fazendo a mesma coisa e não colhendo nada. E outras nem se dão ao trabalho de tentar... acomodam-se.
Cada um, cada um. Será que o mundo teria lugar pras pessoas se todas elas tivessem o mesmo perfil (persistentes x acomodadas)?

Vejo também que, dependendo do seu estilo de vida, de repente, você se ve meio encurralado. Às vezes a vida lhe dá tantas opções, você tem tantas metas e objetivos, tantos desejos e almejos... como se decidir?

Não é possível fazer tudo. Esses dias, fiz a leitura de "O melhor do mundo - saiba quando insistir e quando desistir", um livro de poucas páginas, presente de um (inteligente) professor. O autor, Seth Godin, fala - curto e grosso - sobre esse tema: ser o melhor. Para ser o melhor, não é fácil. Nenhuma nova constatação aqui, diag-se de passagem. Mas, às vezes, as pessoas não se dão conta disso. Não se dão conta de que os melhores não estão nessa posição por acaso. Só os melhores atravessam o espaço/período designado pelo autor como o "vão": é justamente ali onde o caminho vai ficar mais complicado e os obstáculos serão maiores e a vontade de desistir pode persistir.

Entretanto, quando se passa do vão...

Por isso, ele salienta, que é necessário refletir sobre os resultados que a travessia do vão vai trazer à sua vida. Coragem é saber desistir daquilo que não cabe a você. Covardia é continuar insistindo em algo que não te fará feliz.

“Benefícios extraordinários são obtidos pela pequena minoria capaz de fazer um esforço extra e ir um pouco mais longe do que a maioria. Benefícios extrordinários também são conquistados pela pequena minoria com coragem de desistir antes e redirecionar sua energia para algo novo. Em ambos os casos, o objetivo é ser o melhor do mundo. Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa. Tenha peito de fazer uma coisa ou outra.” (Seth Godin)

Nenhum comentário: