25 de ago. de 2009

Cânceres do mundo

O que faz uma pessoa achar que ela é melhor que alguém? A beleza? A formação? O status?

Por que você escolhe uma profissão x e não y? Por que você decidiu ser médico ao invés de arquiteto? Por que você optou pela publicidade ao invés da matemática?
As pessoas seguem carreiras, estilos de vida, religião... porque se identificam com elas. Porque acham que serão felizes, alcançarão o sucesso profissional, a paz espiritual.

Pergunto novamente: o que define que alguém é melhor que outro alguém? No mundo profissional, o currículo, as aptidões, a experiência (ou o QI). No mundo amoroso, a beleza para alguns, a simpatia para outros (cada um tem seus 'motivos' para se apaixonar por alguém). Na sala de aula, o empenho, o estudo, as horas dedicadas. E veja, o conceito de melhor é subjetivo. Para a empresa da Maria, você pode ser excelente. Já para a empresa da Josefina o seu inglês não é diferencial.

Cada um tem seu lugar e é especial de algum jeito.
Ou o que você acha que seria da sua rua se não houvesse uma pessoa que todo santo dia vai lá e recolhe o lixo?

Pois bem, por isso, paro e pergunto: por que as pessoas insistem em achar que uma profissão é status de superioridade e, por isso, esse "lugar privilegiado" lhes dá o direito de tratar os outros de qualquer jeito?

Pergunto-me por que simpatia e humildade não podem ser retribuídas?

O que a soberba, a ignorância e a antipatia trazem de bom para o mundo?

Nada.

Vai ver é por isso que há tantas doenças. A falta de um sorriso pode ter consequências fatais, fique ligado.

Use bom dia, obrigado, com licença, acompanhados de um sorriso no rosto. Faz bem para a saúde, acredite. E não custa nada.


[Gente mal amada...]

2 comentários:

Tuany Fraga disse...

Não dói, é de graça e faz alguém feliz! É tão bom quando somos tratados com educação e respeito. Mas, pra sermos tratados assim, temos que tratar alguém dessa maneira também, não é?

[adorei o post]

Filipe disse...

Gostei do post tbm.

Vejo que a maioria das pessoas está carregada de problemas. E o que fazem? Descontam no próximo que nada tem haver com isso.

Por isso tanta grosseria, tantas palavras ríspidas ao conversar com o outro, etc..

Nada fácil. Conviver é uma arte