4 de set. de 2009

O jornalismo de cada dia (ou correria?)

Essa semana um dos jornais mais antigos do Brasil completou 40 anos. Sim, estou falando do Jornal Nacional. Não há quem não tenha assistido, quem não conheça o casal em perfeita sintonia na bancada, Willian Bonner e Fátima Bernardes.

Um novo cenário comemora a passagem da data. Quem esperava mudanças drásticas (como eu) decepcionou-se. Mas ficou legal.
Ainda no clima da comemoração, os dois apresentadores relembram fatos marcantes entrevistando repórteres antigos da casa. Jóia.

[Claro que o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo são completamente diferentes. Mas agora isso não é o caso.]

Pra completar, Bonner lançou um livro: Jornal Nacional, Modo de Fazer, o qual pretendo comprar, não por enquanto. Já tinha lido um livro do programa: Jornal Nacional, a notícia faz história, lançado quando o JN completou 35 anos. Conta toda a história do noticiário. Bem interessante. Porém, diferente da proposta de Bonner, que pretendeu contar como é fazer um jornal, todos os dias.

Dá pra sentir um pouquinho do gostinho desse dia-a-dia no DVD que foi lançado há 5 anos atrás. E deu pra sentir novamente esse gostinho ontem, quando li a matéria da Revista Época dessa semana, que conta como é um dia de Jornal Nacional. Afinal, pra quem não sabe, a rotina lá na redação começa muito cedo. Acompanhando a descrição feita pelo também jornalista da revista, eu, como profissional do mesmo ramo, sinto-me entusiasmada. Uma vontade passa pela cabeça, em me teletransportar (o Tadeu e a Patrícia podem, por que eu não? Hahaha...) pra lá, e viver um desses dias tensos, no qual todas as forças têm um objetivo: colocar um jornal no ar, exatamente às 20h15min, com conteúdo atraente, informativo, objetivo e sério. Jornalismo é correria, tem que escrever, editar, ir atrás do melhor enfoque, da melhor fonte, da melhor imagem, da excelente fotografia, do melhor jeito de contar a história. É viver o deadline todos os dias. Não se exerce o Jornalismo, é preciso vivê-lo.

A assessoria de imprensa traz um pouco de emoção às vezes, mas nada comparado com essa correria...

[Sonho]

Um comentário:

Unknown disse...

Eu cresci vendo esse Jornal.Mas também acho que ele já serviu,muitas vezes,para manipular a opinião pública e o destino do país.
Mas se não fosse bom ninguém via né?