14 de set. de 2009

Você quer ser professor?

Há um comercial passando na televisão incentivando as pessoas a se tornarem professores.

"Trabalhe com as pessoas mais interessantes do mundo. Seja um professor".

Para tudo! As pessoas mais interessantes do mundo? Como é que é? Dá pra repetir, eu não entendi direito...

Longe de mim generalizar, mas, "vamos combinar"... tem muito estudantezinho por aí que nem de longe seria a melhor pessoa do mundo, convenhamos. Ou por acaso os professores têm crises de estresse de graça? São espancados de graça? Sofrem bullying de graça? Alô!!!!

O professor é, com certeza, uma das profissões que mais deveria ser valorizada. Transmitir conhecimento. Há vocação mais honrada? Claro, há várias profissões que merecem aplausos. Só que o professor merece muitas. Preparar aulas, corrigir provas, responder dúvidas, rir, chorar... Quantas vidas passam pela sala de aula de um professor? Quantos sonhos? Quantos medos? Quantas angústias?

É uma pena que muitos alunos não valorizem aquilo que têm. E nem os governos, já que os salários óóóó {alusão ao professor Raimundo).

Em outro comercial, afirma-se que o professor é o profissional responsável pelo desenvolvimento em vários países. Sim! Só com educação um país vai pra frente. Mas, onde está o ânimo das classes? Onde o professor pode buscar motivação?

Não falo apenas de escolas públicas. Instituições particulares também passam por maus bocados. Quantas vezes já presenciei professores desmotivados na faculdade... e quantas vezes já vi alunos mal-educados agindo inescrupulosamente... sempre com o velho papo: "eu que pago o salário dele!".

Você não compra conhecimento com dinheiro.

Você pode pagar uma faculdade, pagar para alguém fazer seus trabalhos, enconstar-se em um colega na hora daquela resenha, financiar sua monografia. Na hora do vamos ver, meu caro... cadê o conhecimento?
Aposto que aquele que encheu o bolsinho de grana também encheu a cachola.

E você... bom, você, além de mais pobre de dinheiro virou mais pobre de espírito. E continou sem saber aquilo que "pagou" pra "saber".

Um comentário:

Maite Lemos disse...

Oi Laurinha,

Então... eu nunca, nem de longe, sonhei em ser professora.
Conheço várias pessoas que alimentam esse ideal, mas, sinceramente, pra mim, não dá.
Aturar gente mal educada?
Sem chance.
Sem sombra de dúvidas os professores deveriam ser melhor remunerados.
Mas também precisam se preparar muito melhor, né.
Tem cada um por aí...

bjnho