14 de out. de 2010

Falta de tempo?

Tempo. Muitas questões do nosso dia-a-dia – pra não dizer quase todas – giram em torno desse fator. Queremos mais que 24 horas, desejamos mais tempo livre para poder ficar sem fazer nada, temos necessidade de uma brecha na agenda para momentos de descontração. Os papos giram em torno do relógio. “Tudo bem?”. “Sim, como sempre, aquela correria”. Correria, prazos, metas, relógio que não para, de maneira alguma. Dias úteis passam lentamente, fins de semana e feriados são instantâneos.

Para tentar solucionar esses problemas, surgem as fórmulas de gerenciamento de tempo. Organize seu tempo, utilize softwares para suas tarefas, defina prioridades, tenha concentração, termine aquilo que começar. As orientações são imensas. Não faltam artigos na internet falando sobre o tema, palestrantes enriquecem com suas fórmulas, livros sobre o assunto são procurados. E os efeitos reais?

Não acredito em fórmulas mágicas. Primeiro, porque somos seres humanos e não máquinas, que podem ser programadas para desempenhar diversas funções, em tempos pré-determinados. Ao mesmo tempo que desempenhamos nossas obrigações, estamos preocupados com as contas a pagar, com a prova da próxima semana, com a organização da casa, com a documentação do carro. Fatores como esses interferem em nosso desempenho.

E depois, vale a pergunta: quantas de nossas funções são realmente necessárias? Na busca pelo sucesso, pela realização profissional, pela independência financeira, abraçamos funções, assumimos compromissos, queremos fazer muitas coisas. E no fim, é a mesma história: a correria, a falta de tempo. É um ciclo vicioso. O que você faria se tivesse mais tempo? Eu acharia mais coisas para fazer. Vai entender, né?

Um comentário:

Fernanda disse...

Me lembrei um música da Pato Fu que nem gosto muito,hehe...Mas com certeza o tempo é o assunto mais comentando o 'tempo' todo!E certamente se eu tivesse mais tempo,mais coisas eu faria,hehe!
Bjus ;)