5 de mai. de 2010

Sobre Spam no celular

Não sei se vocês sabem, mas desde sábado as operadoras de telefonia móvel só podem enviar mensagens publicitárias ou propagandas para clientes que autorizarem o envio das mesmas. Essa é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A medida vale para novos contratos. Entretanto, se você, como eu, detesta Spam, ainda mais no celular, também pode escolher não receber mais essas mensagens indesejáveis, de acordo com a determinação. Basta procurar a operadora para descadastrar o serviço.

Pois bem. Sou cliente TIM há um tempão. Há alguns meses (ou anos) a operadora começou a fornecer um serviço. Quando você fica com menos de R$5 de crédito, cada vez que acaba uma ligação vem uma “resposta do serviço” com o valor que você ainda tem de crédito. Mandou mensagem? Vem aviso. Fez uma ligação de 10 segundos? Vem aviso. Um saco ouvir seu celular fazendo o barulho da mensagem logo após terminar uma ligação.

No momento, eu tenho o plano TIM+25 e não estou usando o meu saldo de crédito e sim, o meu crédito promocional. Mesmo assim, toda vez que eu faço ligação utilizando o crédito promocional, lá vem a TIM e sua mensagem chata me avisando que tenho R$4,59. Acho um saco maior ainda! Sem contar que durante a ligação vem uns 3 avisos desses.

Além do mais, nunca pedi para receber propagandas de como usar Orkut no celular, de canais de paquera ou horóscopo. Tampouco pedi que ativassem um serviço que me avisa do crédito. Ora, se eu quiser saber quantos reais de crédito eu ainda tenho, eu consulto o *222. Simples. Eu que decido quando colocar crédito.

Hoje, consciente dessa informação da nova determinação da Anatel, liguei para o *144 “para falar com um de nossos atendentes” e pedir que parassem de mandar mensagens com propaganda e o valor do meu crédito.

Primeiro, fiquei cerca de 10 minutos escutando aquela música chata. Segundo, ao falar com o atendente eu escutava minha voz, porque a ligação fazia eco. Odeio isso! Terceiro - e óbvio, por que não? – o atendente não resolveu meu problema. Pediu para eu desconsiderar a mensagem de serviço. Sim, eu já desconsidero meu senhor, eu não quero mais receber. Ele simplesmente pedia para eu desconsiderar e eu tive que ficar repetindo que eu nunca solicitei esse serviço e que quando eu quiser saber sobre meus créditos, eu sei onde consultar. Nada feito.

Quanto às mensagens publicitárias? Ora, ora, ora. Quando eu receber uma mensagem dessas, eu tenho que responder ao mesmo número com a palavra “sair”. Eu? Eu mereço mesmo. É um direito meu pedir para não receber mensagens... e ainda tenho que ficar mandando torpedinhos – que com certeza, pelo histórico de satisfação, não vão resolver o problema.

TIM, para quê você tem Central de Atendimento? Se não podem resolver os problemas dos clientes, fechem as portas!

Nenhum comentário: