22 de jun. de 2010

Aborrescência ou adolescência?

A adolescência, em certo sentido, é uma fase bem complicadinha. Sob o alto das “grandes experiências” dos 14 aos 17 anos, existem dramas, alegrias, vontades... sempre no superlativo, claro. Tragédias gregas, finais felizes de filme. Somos novos demais pra sair à noite e voltar a hora que quisermos, porém, já temos idade para certas responsabilidades. Muitas vezes, enxergamos os pais como os vilões da história e, só mais tarde, veremos suas verdadeiras razões. As discussões existe – os castigos também.

É, essa confusão de sentimentos faz parte da idade. Não dá pra exigir que adolescentes simplesmente de uma hora para outra se tornem adultos. A maturidade vem com o tempo, e olhe lá – tem muitos marmanjos e marmanjas que ainda podem ser considerados infantis. Os erros da infância são perdoáveis, os erros da adolescência servem de lição e os erros da vida adulta podem talvez complicar sua vida de vez. Quanto mais idade se tem, mais responsabilidade se adquire.

Decidi fazer uma reflexão sobre os adolescentes porque tenho visto muita coisa fútil por aí no que se refere a esses seres incompreendidos – ou incompreensíveis? Suas preocupações giram em torno do próximo show do Restart, da nova matéria sobre o Justin Bieber ou do lançamento do novo filme da saga Crepúsculo. Ok, já tive meus momentos fúteis. Fui fã do Hanson, amava o Jhonny Depp e acreditava no filme Jovens Bruxas. Mas eu ajudava minha mãe em casa, preocupava-me com meus estudos e interessava-me por leitura. E isso não é falsa modéstia. Lembro que tinha meninas na minha sala que não estavam nem aí pros Backstreet Boys ou bandinha do momento. Algumas eram bem adultas por sinal.

Para constatar o que eu digo, basta dar uma passeada pelos perfis no Twitter e no Orkut dessa geração teen. Expõem-se sem escrúpulos, são ansiosos por demais, não prestam atenção no mundo ao seu redor e praticamente passam a maior parte do tempo livre na frente do computador. Vejo crianças com celular, adolescentes ganhando notebooks. Os tempos mudaram, as coisas podem ser até mais fáceis. Mas não seria interessante deixar essa galerinha sentir o gostinho de lutar por aquilo que se quer? Será que a infância não está acabando muito rápido.

Um comentário:

Tuany Fraga disse...

Concordo com cada vírgula. Vírgulas estas, muito bem colocadas, por sinal!