26 de jul. de 2010

Ainda existem amores eternos?

Casos de traição são mais comuns do que a gente imagina. Luiz Carlos Prates já disse que nós não somos monogâmicos. E talvez, essa tendência do ser humano em não ser monogâmico exista desde o início da espécie. A diferença é que hoje parece que está tudo mais escancarado e também ficou mais fácil descobrir as puladas de cerca. Você pode contratar um detetive, fuçar fotos na internet, tentar descobrir senhas de e-mails, seguir a pessoa. Há quem diga também que quem procura acha.

Hoje o Brasil inteiro ficou sabendo do fim do casamento de quase duas décadas de Claudia Raia e Edson Celulari. Sempre de bem com a vida, longe de escândalos, mas não imunes ao fim. Não sei qual o motivo, se foi traição ou simplesmente rotina. O que sei é que fica cada dia mais complicado descobrir a fórmula do amor eterno – se é que ela existe.

Homens traem pela necessidade de se sentirem viris, mulheres porque se sentem carentes. São tantas razões pra explicar puladas de cerca. Talvez a mais famosa do momento seja a pulada de cerca de Cícero e Juliana, casados, respectivamente, com Vivian e Fábio. Casais amigos de longa data, compadres e, às escondidas, uma traição que durava cinco anos e foi descoberta pela mulher traída. O caso é de conhecimento de todos, bombou na web nas últimas semanas e ficou conhecido como o Barraco de Sorocaba.

Fica difícil compreender como casos de traição desse tipo podem durar tanto tempo. Quer dizer, se os dois se amam e não queriam mais seus companheiros, porque não desistiram de seus casamentos e foram viver sua história? Claro, é complicado desmanchar vidas, magoar pessoas. Mas creio que a sinceridade é melhor do que ser descoberto como aconteceu com eles. Pegos com as calças nas mãos. Pode ser que o medo de se arrependerem lá na frente tenha falado mais alto. Ou que era melhor ir levando porque estava bom assim.

O problema é que outras pessoas tinham muito a ver com isso e estavam sendo enganadas. Faltou pensar um pouquinho nos outros envolvidos.

Porém, não só devido a casos de traição – do qual ninguém está imune – mas a diversos outros motivos, o amor, o casamento, o namoro duradouro, parecem instituições falidas. Sei lá. O que vejo hoje em dia é que o amor está banalizado. Outro dia, eu e as meninas da pós conversávamos justamente sobre isso. “Eu te amo” é dito com uma naturalidade como se diz “oi”. Sentimentos são exibidos para o mundo inteiro ver, declarações incansáveis de amor são mostradas sem pudor. Óbvio que eu não estou criticando fotos no Orkut, até porque isso seria contraditório, já que tenho um perfil e fotos com meu namorado. Mas eu falo daquela exposição escancarada, que todo mundo conhece muito bem e que só diz respeito aos dois. Aí, quando a relação acaba, o Orkut vira uma revista Caras, onde todos veem que a promessa de amor eterno não durou. Será que isso é mesmo necessário?

Em minha curta experiência de vida, já soube de histórias que me deixaram de cabelo em pé, já ouvi as duas partes, entendi motivos de traídos, de traidores, ouvi casos que não acreditei. E concluí que amor perfeito e contos de fadas, sonhados na adolescência, não existem. Existem, sim, casais companheiros, que têm objetivos em comum, que sabem o que querem e que valorizam o respeito e a conquista mútua. Tudo isso lapidado dia após dia – e sem imunidade contra possíveis fracassos.

2 comentários:

Tas disse...

É a tal situação: ou tentamos vivê-lo (um grande amor) de mente aberta para ao menos tentar, ou nem tentamos, se for pra ficarmos com medo/receio/desconfianças...
Mas, sinceramente, aquele amor eterno, intenso, aquele amor a lá "Diário de Uma Paixão", eu não acredito que exista mais... Dureza no meu coração? Pode ser. Que alguém me mostre o contrário.

Vanessa de Oliveira disse...

Vou dar minha primeira opinião no teu blog...
Espero não escrever muita besteira rsrsrs
É difícil falar de amor né.
Hoje em dia existem pessoas que se acostumam com o parceiro e levam a relação a diante, por questão de costume, medo do mundo lá fora. Claro que não se pode acabar uma relação por causa de uma briga, um desentendimento. Existem casos que o casal passa anos para acordar que do jeito que está não da para ficar. Já ouvi pessoas falarem, namorei 5 anos e acabei o namoro, perdi tempo. Concordo com a perda de tempo se os 5 anos foram ruins, mas se uma grande parte foi boa, não foi um perda de tempo.
Hoje não tenho mais Orkut, mas já vi muitas pessoas fazendo declarações de amor pelo orkut, podem até ser verdadeiras, mas muitos relacionamentos nem duraram muito.
Muitos vão pela empolgação, estão apaixonados ou iludidos, vai saber.
A visão que eu tinha de Claudia Raia e Edson Celulari era que tinham um relacionamento sólido, que ficariam juntos até ficarem velhinhos. Mas enfim só quem sabe da real veracidade do namoro ou casamento é quem vive. Não existe fórmulas para uma união estável, feliz e duradoura, quem tiver me passe rsrsrs.
Acho que temos que passar a maior parte do tempo sendo feliz, tendo bons momentos e não viver em pé de guerra SEMPRE. Às vezes é fácil falar, difícil fazer.
Mas é isso.