5 de jul. de 2010

Dia sem Globo, Dunga Burro. Revolução cibernética? Longe disso.

Vamos mexer no ninho de vespas.

Outro dia recebi um email que deve ter circulado entre vários outros emails: participe do Dia sem Globo. Uma manifestação contra a toda poderosa, em favor de Dunga (agora não mais técnico da seleção brasileira).

A revolta começou quando o Fantástico exibiu um editorial criticando a atitude arrogante de Dunga (ele soltou uns palavrões para um jornalista da emissora). A partir daí, começou no Twitter o movimento Cala Boca Tadeu Schmidt. Foi ele quem leu o tal editorial (como se a opinião fosse a dele. Pode até ser que fosse, mas ele representou a emissora naquele momento).

Não contentes, os twitteiros de plantão deram coro, então, ao movimento Dia sem Globo, do qual eu falei no começo do post. Cada um contribuiria com um boicote à emissora assistindo o próximo jogo do Brasil (contra Portugal, se não me engano) em qualquer canal que não fosse a Globo. Uma grande perda de tempo, na minha opinião.

Quer saber? Eu estou cansada dessa gente hipócrita, que fica criticando coisas desse tipo. Melhor “perder” tempo falando dos candidatos, discutindo melhorias pra educação e soluções para a saúde pública. E deixem a Globo e o Dunga. Isso me lembra dos debates na faculdade. As teorias da conspiração contra Globo. Garanto que se fosse oferecido um emprego na emissora ninguém negaria.

E foram esses mesmos do Dia sem Globo e Cala Boca Tadeu Schmidt que colocaram Dunga Burro no topo dos assuntos comentados da rede, após a eliminação do Brasil. Quer saber outra coisa? Acabou o tempo em que o Brasil era favorito absoluto. Em um jogo de futebol, um time vai ganhar, outro perder. É a lógica. Nós não somos seres especiais e supremos para sempre ter a graça da vitória ao nosso lado. Alguém vai perder. E ninguém morre disso. Já disse o Galvão Bueno no fim do jogo da última sexta-feira – e ele está certo: é um jogo de futebol. Sofremos, choramos... mas e aí? Paciência! Brasileiro, no futebol, não sabe perder.

A internet já mostrou um pouco do seu poder de mobilização sim, sem dúvidas. O Ficha Limpa é uma prova. Mas é preciso uma ação bem focada, organizada. E levar em conta que a maioria da população não tem acesso à rede. Por isso, o poder de ferramentas como o Twitter não pode ser superestimado. Ainda não chegou o dia de uma grande revolução via 140 caracteres, já que os que têm acesso ao site – e os que usam frequentemente – não correspondem à parcela maior da população.

Um artigo muito interessante sobre isso pode ser lido aqui.

Outra observação. O Cala Boca Galvão e o Cala Boca Tadeu Schmidt entraram nos TT’s do Twitter. Se você procurar, vai encontrar quem simplesmente escreve só para aumentar a audiência da brincadeira. Muitos nem sabem por que o fazem. Entretanto, não vi SOS Alagoas nos assuntos mais comentados. Despende-se tempo para esse tipo de “revolta cibernética”, enquanto o mundo tem muitos problemas maiores para serem resolvidos – problemas com os quais poucos se preocupam.

Muita coisa inteligente foi dita na rede social, mas muita, muita besteira também pode ser encontrada. Como já disse Saramago, no artigo citado anteriormente:

“Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido."

4 comentários:

Unknown disse...

Na internet ou fora dela, a maioria dos brasileiros só quer Oba-Oba. Sobre o pessoal que gosta de criticar a Globo, também aposto que não pensariam duas vezes se fossem convidados para trabalhar lá. É uma hipocrisia sim, geral. Ótimo texto!

João Lucas disse...

Dona Laura palavrando o mundo.
Dá uma olhada nas minhas palavradas, coleguinha:
http://www.bemsacada.blogspot.com/

Khaled Salama disse...

Movimentos em redes sociais são ótimos para a democracia. Desde que tais movimentos sejam por uma causa justa...

Jhonatam disse...

A Globo é uma das maiores emissoras e ponto final. Se tem politicagem lá dentro, me diga onde não tem? Em qual empresa não tem a luta pelo poder? A luta por ser a melhor? Quem não garante que quem começou com o DIA SEM GLOBO, não foi outra emissora invejosa.
Como você colocou Laura as pessoas não sabem perder. Claro que ninguém gosta, mas temos que ter respeito com o próximo, não podemos sair quebrando tudo, depredando carros, ônibus, como fazem alguns torcedores fanáticos e mal educados. Concordo que o Técnico Dunga deixou a desejar, a mídia encheu a bola de Kaká, mas ai me pergunto, o que o Kaká fez??? O que o Dunga fez??
Ficamos na espera da próxima copa.