29 de jul. de 2010

Trabalho e dedicação = sucesso

Tenho lido e tomado conhecimento de muitos cases de sucesso, seja em nível regional, em nível nacional ou internacional. A conclusão óbvia? Nada nesse mundo é fácil. O sucesso brota depois que for regado a muito trabalho e dedicação. Isso não sou eu quem está dizendo, é fato. Compartilho aqui a minha verdade – ou a minha convicção, pois eu não sei de tudo - e nunca vou saber. Então, a minha observação mostra que para as coisas serem bem feitas e surtirem resultados, precisam de um bom planejamento e de muita dedicação.

Muitas vezes a gente se pega pensando: “puxa, quero ser rico como o Bill Gates” ou então “ainda vou ter minha própria empresa” ou mesmo “ainda vou fazer algo novo, que ninguém fez”. Ótimo pensar assim. O que você está fazendo para alcançar esses objetivos? Ter sonhos e desejos é fácil. Basta imaginar e pronto: eles brotam na sua cabeça, fazem parte de seus sonhos e fazem alguns flashes na sua mente sobre como o futuro pode ser maravilhoso e promissor. Conquistá-los é outra história.

Afinal, quem não quer ser dono do próprio nariz? Ou ter aquele emprego tão sonhado? O médico quer ter seu consultório com filas de pacientes, o jornalista quer trabalhar na emissora conceituada, o publicitário quer fazer parte do time da grande agência, o professor sonha com um salário digno e alunos interessados. São apenas alguns exemplos, mas creio que a maioria das pessoas sonha com um futuro profissional brilhante. E brilhante não significa obrigatoriamente ser famoso ou conhecido no mundo inteiro. Brilhante pode significar conquistar aquilo que você sonhou para si. Mas aí vem novamente a pergunta: o que você está fazendo para isso?

Como venho observado, conquistar os sonhos não é fácil. Principalmente depois que você saiu da faculdade e encara o mundo real. Ou até um pouco antes disso, se tiver oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho. Muitas coisas não seguem a teoria – até porque, no nosso dia-a-dia, nós lidamos com pessoas e pessoas não são norteadas por manuais de instruções e sim por seus valores. Quantas dessas pessoas podem passar pelo seu caminho, te ajudar e te atrapalhar na realização daquilo que você tanto almeja?

Novamente: conquistar sonhos não é nada fácil. O pai de Bill Gates, poderoso da Microsoft, contou, em recente entrevista à revista Galileu, que seu filho não parava de ler nem na hora das refeições. “Ele sempre frequentou boas escolas, mas nunca escolas especiais. Não diria que criamos nossos filhos de nenhuma maneira peculiar. Na verdade, nós parecíamos muito com os vizinhos”, explicou Bill Gates Sr. O menino prodígio largou Harvard para se dedicar a um negócio chamado software. Hoje... bem, hoje vocês sabem onde ele está né? Outro exemplo é Vanessa Vilela Araújo, farmacêutica apaixonada por cosméticos. Ela estudou bastante fazendo cursos na área de cosméticos e de gestão. Hoje a empreendedora é dona da Kapeh, empresa que fabrica cosméticos à base de café. A empresa nasceu em 2007 e hoje exporta para Portugal e Holanda, além de fornecer os produtos para dezesseis estados brasileiros. Ela foi citada em matéria recente da Veja, sobre os novos milionários.

Poderia citar inúmeros cases aqui. Na nossa região mesmo, há tantos jovens empreendendo, arriscando e acreditando. Sucesso? Talvez lá na frente. Agora é hora de trabalhar, regar tudo com dedicação, para colher no futuro. Sensação de dever cumprido?

Acho que não. Recentemente, entrevistei um empresário bem-sucedido de Tubarão. Já é um senhor, com um estabelecimento bem renomado, um bom capital. Quando perguntei a ele o que podemos esperar do futuro de seu negócio, ele me respondeu:

“Ainda temos muito que trabalhar”.

Nenhum comentário: