21 de jul. de 2010

O psicopata pode, sim, morar ao seu lado

Pensamento interno: outra vez, desculpem o atraso em passar por aqui. Sinto que é praticamente um descaso cibernético, assim como uma obra na minha rua que está abandonada. Eu sou uma blogueira abandonante, mas acho que é porque não confio muito no meu taco de escritora, daí acabo evitando, adiando vir até aqui.

Bom, eu vim aqui falar de algo que todos já estão cansados de ouvir. Sim, o caso Bruno. Preciso expor minha opinião a respeito. Mas sob outra ótica.

Outro dia, na aula da pós-graduação, um colega fez uma reflexão interessante: muito se fala sobre o caso, especula-se sobre as versões dadas nos depoimentos, procuram-se testemunhas, mas ninguém se pergunta o real motivo desses crimes.

OBS: se é que existe um crime aqui. Eu acho que pode ter havido um crime sim, mas como não há provas conclusivas, é errado julgar os caras. Mas, considerando as circunstâncias, tudo aponta que Elisa Samúdio foi mesmo assassinada de forma brutal, por motivos banais. Hoje escutei uma moça na farmácia, falando que Elisa apenas apanhou e sumiu – tudo para ferrar com Bruno. Enfim, até que se prove alguma coisa, sem deixar dúvidas, muitas versões vão rolar por aí. Não esqueçam que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá não confessaram o assassinato de Isabela e seus motivos continuam obscuros.

Pois bem, voltando à reflexão que vinha sido feita antes dessa observação, penso que há uma resposta que pode explicar esse tipo de comportamento. Psicopatia.

Você pensou que só existia nos filmes? Pensou errado.

Especialistas já opinaram. A frieza com que Bruno reagiu aos acontecimentos e o modo como lidou com a situação embaraçosa podem ser reflexos de uma mente psicopata. Para entender melhor do que eu falo, sugiro a leitura do livro “Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado”, de Ana Beatriz Barbosa Silva. É uma leitura rápida - o texto de Ana te prende do começo ao fim.

A autora desmitifica a visão mascarada que temos das pessoas do mal. Elas não têm caras feias, nem são truculentas, tampouco possuem aparência descuidada ou pinta de assassinas. O psicopata age de maneiras diferentes para conseguir o que quer. E para ele, matar uma pessoa para livrar-se de um problema não é nenhum fardo. São desprovidos de sentimento inerentes à natureza humana.

Lembro que o especialista que falou que Bruno pode ser um doente social, um psicopata, citou uma cena muito exibida durante a repercussão do caso Nardoni: o pai de Isabela, Alexandre, falando ao policial sobre a queda da filha, como se fosse um objeto que caiu acidentalmente da janela do 6º andar. Assim, sem lágrimas, sem desespero, sem pesar. Lembram de ter visto os dois chorando alguma vez? Eu só lembro-me das lágrimas de crocodilo na entrevista deles ao Fantástico, da mesma maneira que me lembro da cara dissimulada de Suzane Von Richthofen, fingindo ser desnaturada, em matéria exibida pelo mesmo programa. Ora, querem mais frieza do que matar os pais e ir transar? Caso alguém tenha esquecido desse detalhe, Suzane foi para um motel após o assassinato que ela mesma planejou. Por motivos fúteis. E pra que mais frieza do que a do goleiro Bruno, que bebeu cerveja após a execução da ex-amante. Novamente, afirmo isso levando em conta que ele é o culpado. Se ele não for, esqueçam essa parte, mas lembrem-se de tantos outros casos envolvendo mentes frias e sem escrúpulos. Mais um exemplo? O assassinato de Daniela Perez.

Lendo o livro de Ana, eu percebi que pessoas como Alexandre, Suzane ou Guilherme (o assassino de Daniela Perez) podem estar mais perto do que imaginamos. Nem todos chegam ao ponto de matar alguém, porém, a maneira com que encaram a vida pode trazer muito sofrimento. Eu diria que elas podem ser consideradas sanguessugas: usam você até não poder mais, porém, você nunca será bom o suficiente para eles. Um deslize é motivo para chacota e humilhação, e, quando perceber, você estará destruído emocionalmente. E o pior, vai acreditar que você é o errado da história. E mais, elas permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertas ou diagnosticadas. De acordo com Ana:

“Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.”

Eu chamaria isso de terrorismo psicológico. Já viu esse filme? Tomara que não. E quando começar a desconfiar de um trailer desse tipo, afaste-se o quanto antes.

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo. Acho que muitos de nós, ou quase todos nós temos um pouco desta "doença" sugamos e depois jogamos fora. O ser humano não é perfeito. E está em nós não permitirmos que façam isso conosco, se não fica muito fácil se colocar como vitima da situação.
Podemos também começar a observar certas admirações das pessoas, e isto assusta. COo por exemplo, admirar Renato Mendes ( é o cara) A Laura (personagem televisiva da mesma novela) apanhando. Seriam certas vontades escondidas nesta mente tão equilibrada?

Jhonatam disse...

Não concordo com você Karine, mas respeito sua opinião. Acredito que as pessoas tem duas escolhas, ser ou não ser psicopata, ter ou não ter caráter, ser uma pessoa boa ou uma pessoa má. Todos psicopatas já nascem com o diabo no corpo, não tem desculpa que a mãe abandonou, ou os pais brigavam em casa etc. Não existe meio termo na minha opinião. Hoje em dia tem pessoas que são tão psicopatas, problemáticas, que passam por cima das pessoas como se elas não fossem nada. E o pior é que essas pessoas mostram que são as tais, se acham muito invejadas, mas no fim das contas se analisares a vida delas, são umas coitadas ou coitados e não tem motivo algum para uma pessoa de bom CARÁTER, boa índole, ter inveja alguma de uma pessoa psicopata, mal caráter. As pessoas psicopatas cometem erros bárbaros e não admitem, tentam mudar o jogo se fazendo de vitima, o pior é que sempre tem um trouxa que cai rsrs.
Como a Laura falou sobre o jogador Bruno, na minha opinião ele está se fazendo de vitima, colocando culpa em outra pessoa. Mas não precisa matar para ser um psicopata basta cometer algum mal para alguém por algo fútil. Acompanho sempre seu blog Laura e realmente você posta assuntos muito interessantes que falam da vida num todo.
Obrigada por postar esse assunto que é muito interessante e nos ajuda a ter a certeza se conhecemos um psicopata ou não.

Vanessa de Oliveira disse...

Interessante está tua matéria sobre psicopatia.
Concordo com o Jhonatam, mas deixa eu expressar minha opinião.
Acho até que isso não tem cura, quem é psicopata, traiçoeiro(a), sempre será.
Muitas vezes estas pessoas psicopatas fazem mal a uma outra pessoa sem motivos, ou melhor elas acham ter motivos para tal crueldade. Essas pessoas se sentem incomodadas com a presença de um certo alguém, e fazem algo para prejudicar, acham que vão ter seus lugares roubados, ou sei lá o que! Como o caso Bruno, que tudo indica que ele foi o mandante, o caso Suzane Von Richthofen. Eu me pergunto, para que cometer um crime? O que os levou a cometer esses atos horríveis? Bruno, se o filho fosse dele era só pagar pensão e pronto. Suzane? Qual o motivo? Era de família rica, o que estava faltando para estas pessoas monstruosas?
Acho que todos tem que viver sua vida sem fazer mal para os outros, porque como diz o velho ditado :"O DIABO FAZ A PANELA, MAS NÃO FAZ A TAMPA." Um dia tudo é descoberto.

Unknown disse...

O psicopata adiquire ao longo da sua infãncia uma pré disposição para a maldade;ele sabe que prejudicar o outro é um ato errado,mas não sente nenhum remorço,ou culpa.Ele sente prazer com o sofrimento do outro.Ele não quer mudar seu comportamento pois fazer o mal já faz parte dele;e tentar nega-lo ou frea-lo
é como se reprimir,se reprovar.UM Psicopata não se reprova,nem se nega e dificilmente se muda.