16 de ago. de 2010

Pessoas que fazem acontecer

Há quase duas semanas, assisti ao debate presidencial exibido na Band. Antes do início do programa, uma retrospectiva da história dos debates nas eleições do Brasil e, na abertura, orquestra regida pelo maestro João Carlos Martins. Não, eu não vou falar dos pitacos do candidato Plínio, das engasgadas da Dilma, da discrição de Marina nem do discurso do Serra. Deixo isso para os entendidos em política. Reconheço que não tenho conhecimento nessa área para dar opinião. Pelo menos por enquanto. Ainda quero observar e aprender muito para decidir em quem votar, em quem não votar.

No mesmo momento em que vi o maestro regendo a orquestra, lembrei-me de sua bela história, exibida naqueles depoimentos que iam ao ar no fim de cada capítulo da novela “Viver a Vida”, da Globo. A trajetória de João Carlos foi contada no último capítulo do folhetim. E me emocionou. Não só a dele como a de muitas outras pessoas que mostraram sua cara todos os dias, depois da novela, contando seus sofrimentos, as superações e como continuaram tocando a vida.

Todos os dias, deparamo-nos com diversos problemas, ora pequenos, ora grandes. Quem decide se vai conseguir prosseguir, mesmo com adversidades, é você. Passar por cima dos problemas, driblar dificuldades, superar desafios depende exclusivamente de força de vontade. Óbvio que, muitas vezes, não é possível vencer uma doença ou uma necessidade especial. Mas é possível se superar, fazer mais do que aquilo em que todos acreditavam, mostrar que se tem capacidade. Creio que é nas dificuldades que muitas pessoas demonstram suas maiores forças. O saudoso campeão de fórmula 1 Airton Senna confidenciou que sempre vencia as corridas com pista molhada porque quando era piloto iniciante, sobrava a pista para treino para ele quando chovia, pois os pilotos oficiais treinavam com sol. Ah, só resta pista com chuva? Então, treina-se com chuva. E assim se fez um dos maiores campeões, um ídolo brasileiro.

É o desejo de continuar e a vontade de não desistir facilmente dos sonhos que moldam os vencedores. Vencedores não conquistam nada sem suor, sem trabalho, sem dificuldade, sem cair e levantar muitas vezes. É inspirador saber de histórias de pessoas que venceram mesmo quando tudo parecia conspirar contra. Ao tomar conhecimento dessas vitórias, pode-se concluir que o segredo é não desistir nunca. Ou saber quando desistir – e buscar outro objetivo para ser alcançado. A vida precisa de estímulo, de desejos, de sonhos, de ideais. Não acredito que um ser humano possa ser feliz na vida sem ter pelo menos um anseio, um motivo para esperar ansiosamente pelo dia de amanhã.

Nenhum comentário: