30 de ago. de 2010

Mulheres de atitude

Já falei de empreendedores por aqui, assim como já falei de atitude. Acho que o empreendedorismo está ligado diretamente à atitude – e também à visão de futuro, criatividade e paciência. Mais do que saber que pequenos negócios podem, sim, prosperar e dar certo, seguindo a lógica visão + atitude + criatividade, é interessante poder conferir exemplos de perto e comprovar tudo o que lemos nos livros e revistas de negócios.

Sabe aquelas histórias legais que você assiste no “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”? Elas não são como os príncipes encantados, que só existem nos contos de fadas. Negócios que deram certo podem estar mais perto do que você imagina, basta observar bem.

É muito interessante ver a alegria e satisfação de quem acreditou e lutou por algo. Foi o que aconteceu comigo há cerca de 15 dias, quando estive em minha terra natal, Meleiro, e conheci o trabalho de pessoas que fazem acontecer. Por iniciativa própria, decidi entrevistá-las e mostrar seus trabalhos em meu outro blog, o Habitat Feminino. Por quê? Em primeiro lugar, para derrubar o ditado que diz que santo de casa não faz milagre e em segundo, valorizar pessoas da região, mostrando que os trabalhos merecem destaque. Marcas grandes já possuem visibilidade e há muita coisa de qualidade sendo feita por aí – e que não possui divulgação ou reconhecimento necessário.

Minhas entrevistadas foram três, uma que se dedica à moda íntima, outra que trabalha com moda íntima e moda praia e a última cria e confecciona bijuterias. Sabe o que mais me impressionou? Foi saber que todas elas eram completamente leigas quando começaram. Sem curso, sem aperfeiçoamento. Acreditaram, meteram a cara e hoje são realizadas – todas se mostraram completamente apaixonadas pelo que fazem e ganham dinheiro fazendo o que gostam. E não param por aí. Elas querem mais, pensam no futuro, querem crescer, fazer negócios, inovar. Estão por dentro das tendências, valorizam a qualidade; enfim, são empreendedoras. Mulheres de atitude, que não esperam nada cair do céu e vão à luta.

Olhar para essas mulheres e conhecer a história de vida delas não me causou inveja. Muito pelo contrário – trouxe satisfação e orgulho. São exemplos de inspiração – aqueles que fazem você vencer o tédio e a preguiça nos momentos de desânimo, levantar a cabeça e continuar a trabalhar.


Para conhecer os exemplos que citei na coluna, visite o Habitat Feminino.
Clique aqui para conhecer a história da Jô, da Rara Design e aqui para conhecer a história da Silvana, da Morena Flor.

Nenhum comentário: