8 de set. de 2010

Antipatia

Há três coisas que me indignam no ser humano: mau humor, arrogância e antipatia. De duas já falei aqui e aqui. Falta falar sobre a antipatia, assunto repugnante. Na realidade, acho que o antipático é um mal-humorado crônico. Pode ser até uma missão difícil diferenciar um mal-humorado de um antipático. Os dois me causam um desconforto e uma indignação tão grandes ao ponto de eu querer me livrar o mais rápido possível da presença de tal pessoa. O arrogante também me causa semelhante sensação.

Não tem como aturar um antipático. A pessoa que não esboça um sorriso e não faz o mínimo esforço para parecer legal simplesmente não merece nosso tempo e atenção. Ela tem cara trancada – para não dizer feia –, parece que está sempre “de saco cheio” do mundo e não demonstra nenhuma emoção ao falar com você. Olha, sinceramente, esse tipo de pessoa faz eu me sentir mal.

Você tenta ser simpático, dá um sorriso, diz um bom dia e... nada. Não dá para entender. Tudo bem que a vida anda corrida, o mundo está cheio de problemas, o tempo não colabora e o dinheiro no fim do mês não é dos mais animadores. Mas, se fosse por isso, a humanidade estaria perdida. Afinal, todo mundo tem um problema. Nem assim todos os seres humanos são antipáticos.

O antipático contamina ambientes. Atendente de loja antipática? Cruzes. Perco a vontade de olhar, de comprar. Sério. Professor antipático? A matéria pode ser a mais interessante e se tornará a mais chata. Chefe antipático? Com certeza, o funcionário vai procurar um novo emprego o mais rápido possível. Vizinho antipático? Nem pensar em pedir pra ele tirar a sacola de lixo do corredor. É capaz de te comer com os olhos.

Parece que a antipatia é como doença crônica. Não interessa se faz sol lá fora ou se o time do coração ganhou. Não importa o quão prestativo você é, tampouco se você se esforça para tratar tal pessoinha bem. Nem isso faz ela abrir a cara trancada e mostrar os dentes. Não existe nenhum movimento em sua face. Parece até que a cara está cheia de botox, que impedem os movimentos. Da próxima vez, tente essa desculpa então, ok? Levar fama de antipático, definitivamente não é bom.

3 comentários:

Karen Novochadlo disse...

Não podia concordar mais. Está certo que temos aqueles dias (que levantamos com o pé errado) e que nos esforçarmos para sermos simpáticos. Mas fazer disso uma rotina é triste. Nada mais chato que entrar num lugar e ser mal atendido.

Vanessa de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa de Oliveira disse...

Dias de TPM, com certeza ficamos sem paciencia, o que talvez gere a antipatia.
Mas sempre tem alguns que a cara é pura antipatia desde sempre..hehehe