2 de set. de 2010

Arrogância

Detesto gente arrogante. Não que isso seja um desgosto inédito, afinal, arrogância não deve ser apreciada pela maioria das pessoas. Talvez nem os mais arrogantes suportem pessoas iguais a eles.

Isso porque o arrogante, em primeiro lugar, acha que é a última bolacha do pacote. Na realidade, acredito que todo mundo, de alguma maneira, tem algum motivo para se achar. Ou porque é bom na matemática, ou por ter boa memória ou devido ao corpo escultural. A diferença é que há aqueles que fazem questão de transparecer o “achismo”. Beleza. É legal a gente se valorizar. Cada um, cada um. Só que tem aqueles que acham que o seu dom, profissão ou habilidade lhes dá o direito de humilhar os outros. Ou achar que, por isso, são melhores que os outros.

É triste. Justamente porque a arrogância não convence, não causa admiração. Muito pelo contrário. Causa nojo, repugnação. Quando eu percebo que alguém é arrogante, evito ao máximo ter que falar com essa pessoa. Não dá. A pessoa se acha tanto, que não enxerga nada além da ponta do nariz. Complicado engolir gente assim.

Dentro de você, à medida que o arrogante mostra suas garrinhas, dá vontade de falar muitas coisas. Entretanto, essa vontade, na maioria das vezes, precisa ser reprimida, em nome do “politicamente correto”. Até porque, não dá para se indispor com certas pessoas. Dizer a verdade para um arrogante pode valer um emprego, uma oportunidade ou o bom clima na turma. Que mundo complicado, né?

Milhares de possibilidades brotam em sua cabeça. Vontade de mandar o mala pro inferno ou de dizer que ele não está com essa bola toda. Quer saber? Você não é esse gostosão. Você não sabe nada. Cante de galo em outro terreiro. Mas você conta até 10, releva, respira fundo e esquece. E mantém a classe, sempre. Dá pra não sair por baixo, sem baixar o nível... Arte que se aprende com o tempo.

Tem coisas pelas quais não vale brigar, criar rugas ou cabelos brancos. Disse um amigo meu: “Nessas situações, para e pensa: vale a pena?”. É um bom exercício. Comprar briga com gente arrogante não vale a pena. O que vale é a consciência.

3 comentários:

Filipe disse...

Todo arrogante deveria lembrar que vai morrer e ficará em baixo da terra apodrecendo igual a todo mundo.

Portanto, deve agir com mais humildade :)

Marco Antonio Mendes disse...

Perfeito, Laurinha! Dá vontade de dar uma mexida neste tipo de gente, né. Mas não dá para se rebaixar ao nível inferior ao qual ela está inserida. Melhor deixar falando sozinha...

Vanessa de Oliveira disse...

Não suporto gente arrogante.
Da vontade de dar uns tapas...hehehe
Iecaaaa
Melhor ignorar gente deste nível.

bjinhos