10 de set. de 2010

A nova mulher de 20

A revista Época dessa semana trouxe uma reportagem especial sobre o que pensam e o que querem as mulheres na faixa dos 20 anos. Alguns fatos são bem interessantes – em certos pontos, essa mulher evoluiu; em outros, ela se parece com sua mãe ou avó.

A pesquisa indicou que a grande maioria delas adia a saída da casa dos pais e tem como prioridade a carreira e os estudos. Ora, antigamente, as mulheres casavam-se cedo e a elas sobrava o ofício de cuidar da casa e dos filhos. Quem sabe, mais tarde, com os filhos crescidos, elas procurariam algum emprego ou buscariam especializar-se através dos estudos. Quantas mulheres você conhece que seguiram esse caminho?

É bom saber disso. Afinal, é importantíssimo conquistar a independência financeira, ser dona do próprio nariz e poder adquirir suas próprias coisas. Esse novo comportamento da mulher reflete muito bem isso. Ela quer mais que a faculdade e um simples emprego. Busca a atualização constante e almeja cargos e salários melhores. Um comportamento de atitude, que mostra que essas trabalhadoras não ficam esperando uma chance cair do céu. Além disso, divertem-se, consomem, vivem.

Tudo isso, porém, é perseguido agora com um objetivo para o futuro: casar e ter filhos. A maioria das mulheres mostrada na pesquisa prefere investir bastante em suas carreiras agora para, mais tarde, após a estabilidade, poderem dedicar-se aos filhos. É o sonho da maioria delas – e o sonho que foi de muitas mães e avós.

Quase todas as mulheres sonham com o mesmo conto de fadas – casar e ter filhos . A diferença é que agora elas pensam primeiro em seu bem-estar e correm para alcançar seus planos. A ordem dos fatores se inverteu, mas no fim das contas, todo mundo quer chegar em casa e encontrar um colinho, uma pessoa para conversar, alguém com quem se pode contar. São esses pequenos detalhes que fazem a conquista das coisas tornar-se mais prazerosa.

3 comentários:

Amanda Menger disse...

Eu me identifico completamente com o perfil mostrado pela pesquisa. E ainda apontaria uma diferença relacionada ao conto de fadas-casar e ter filhos: com a independência financeira, um relacionamento só é mantido se for bom. Diferente de muitas mães e avós, que ficaram 'presas' a relacionamentos ruins devido a questões financeiras.

Laura Peruchi Mezari disse...

Com certeza Amanda! A independência financeira contribuiu para que as mulheres se livrassem de relacionamentos que não levam a lugar algum.

Vanessa de Oliveira disse...

Ainda bem que hoje em dia as coisas se inverteram.
Minha mãe sempre fala que com minha idade ela já tinha 2 filhas.
Ixxx...ainda não me imagino com filhos, quero estudar para me estabilizar financeiramente.
Ainda bem que estamos vivendo um outro momento, onde a carreira vem em primeiro plano.

bjokss