20 de set. de 2010

Seja indispensável

Que Steve Jobs e Bill Gates são dois nomes super conhecidos no mundo da tecnologia, todo mundo sabe. O primeiro lança necessidades e abre mercados com seus Ipods, IPhones e IPads. O segundo criou a Microsoft e os sistemas Windows, presentes em mais de 90% dos computadores de todo o mundo, e já esteve no topo da lista dos homens mais ricos do mundo.

Quem vê Jobs apresentando seus “brinquedinhos” inovadores, e Gates deixando a Microsoft de lado para se dedicar à filantropia, pode pensar que os dois chegaram ao topo facilmente. Mas como toda história de sucesso, tanto um quanto outro trabalhou bastante e o mais importante de tudo: acreditaram em suas ideias e ideais.

Há muitos anos, antes do computador, quem poderia imaginar que essa máquina causaria tantas mudanças em nossas vidas e facilitaria tantas coisas? Muitas pessoas sequer pensavam nisso. Não Jobs e Gates. Universitários, barbudos, meio hippies, eles viram, cada um a sua maneira, que o computador era um bom negócio. E da mesma maneira que as bandas de garagem, foi nesse cômodo propício à criatividade que nasceram os computadores da Apple, por exemplo. Foi num quarto de hotel que Gates e seus colegas instalaram a sede da Microsoft. Tampouco importavam os trajes ou a estrutura – eles tinham uma ambição.

Certa vez, disse Gates: “Faça com que as pessoas precisem de você”. Quando se alcança esse patamar, o sucesso é quase garantido. Afinal, ao criar necessidades, você faz com que as pessoas não vivam mais sem o seu produto. Essa é, certamente, uma estratégia a ser seguida não somente pelos empreendedores, aqueles que têm na empolgação por suas ideias o combustível para alcançar o sucesso, mas também pelas pessoas comuns, pelos estudantes que estão saindo da faculdade e pelos trabalhadores insatisfeitos com suas funções. Torne-se necessário e indispensável. Caso contrário, você será apenas um em meio a milhões.


Recomendo: filme “Piratas do Vale do Silício”, que narra a trajetória de Steve Jobs e Bill Gates.

Nenhum comentário: