14 de set. de 2010

Aproveitar a vida

Gosto de comprar. Aliás, acho difícil encontrar uma mulher que não goste de entrar em uma loja, conferir lançamentos, escolher um sapato novo ou eleger um novo vestido. Futilidade? Depende. Torrar todo o salário em sapatos, bolsas e roupas talvez possa ser considerado um ato fútil. Porém, reservar parte do rendimento para fazer um agrado a você mesma faz bem. Quando falo em agrados, não quero dizer somente roupas e afins. Há quem não ligue tanto para as tendências da moda também. Mas essa não é o assunto agora, até porque, a moda também gira em torno de usar aquilo que faz você se sentir bem. O que quero falar é sobre aproveitar a vida.

O dinheiro não traz felicidade sozinho, mas, se bem utilizado, pode proporcionar prazeres inesquecíveis. Como a delícia de aprender um novo idioma, o bem-estar de ler um bom livro, as boas lembranças de uma viagem tão sonhada e a nostalgia de ver de perto o cantor de quem você é fã. Ao lado das pessoas certas, aquelas cédulas valiosas podem proporcionar sensações que serão lembradas pelo resto da vida. Aliás, dizem os estudiosos que a chave da felicidade está nos momentos bem vividos.

E já que estamos falando nisso, preciso dizer que o que me indigna é o mão de vaca, o casquinha. Aquele que junta dinheiro debaixo do colchão – ou no banco, para usar um linguajar mais moderno – e esquece viver. Sim, é preciso guardar dinheiro, afinal, todos nós sonhamos com o carro e a casa própria e ainda por cima, como se não bastasse, a saúde de ninguém é de ferro e nunca sabemos quando vamos precisar de médicos e remédios. Porém, é preciso dosar e também saber aproveitar os melhores momentos da vida. Quando se tem saúde para passear, quando se tem memória para aprender, quando se tem pique para conhecer. Num piscar de olhos a vida passa, e quando nos damos conta, obrigações e responsabilidades já nos tomam muito tempo – assim como a idade.

Afinal, você conta moedinhas para que? Para garantir um caixão bonito? Quando o sangue não correr mais pelas veias, nem o coração bater forte, não sobrará nada. Todos nós temos o mesmo futuro. Portanto, vamos viver o presente.

Nenhum comentário: